Não eram a mesma!


As personagens:

Um uísque, Dois chopp.

Um convidado, Dois anfitrião.


Cena 1: o Um consegue marcar um bate-papo com o Dois, através de um amigo em comum, em um café no baixo Leblon, Rio de Janeiro.

- E então, foi ela quem te deixou?

- Não. Nem eu a deixei. Ficamos sem nos falar por umas duas ou três semanas, não me lembro... daí, foi-se apagando...

- Motivo?

- ... não. Transamos e fomos embora, sem mais delongas. Daí ela não me ligou, também não liguei. Acho que ela me ligou para eu passar um arquivo que tenho, com a obra completa do Machado em .pdf... [garçom] Uísque e um copo com água-de-coco, por favor.

- Chopp. Nossa, onde você arrumou isso? Estou precisando...

- Te passo...

-...você passou para ela? Deixa que peço para ela, pretexto...

- Não falou pelo telefone que não ligaria?

- Para choramingar, não. Mas a coleção do Machado em versão digital... Enfim, dizia que ela te ligou.

- Sim, ou eu liguei... Mas só sei que não se pôde marcar nada para os próximos dias, mandei o arquivo, e, desse telefonema, seguiu-se mais umas duas semanas, quando a encontrei em uma peça no SESC. Daí, ficamos de marcar algo.

- 'Marcar algo?' Isso é um último suspiro. Uma agonia...

- É. Nunca mais a vi. Escuta, é “Aquela Mulher ¹”, do Chico, tocando. Outro uísque, por favor, e outra água-de-coco, também.

- Não conheço essa. E me fala, acabou assim? Mais um chopp, por favor.

- Não colocaria começo nem fim em nossa relação... se é que trepadas aleatórias podem ser chamadas de relação.

- Ela me trocou por isso?

- Acho que ela não te trocou... não foi como meninas fazem com as bonecas durante a infância, e sim como fazem já na adolescência.

- Obrigado...

- Minha amizade com ela envolvia sexo despudorado, conversa sobre teatro e literatura, porres e, às vezes dávamos “um tapinha”...

- Maconha?!

- ...e algumas viagens. Penso que éramos como uma árvore e uma trepadeira: há uma simbiose, apenas, sem descendentes férteis. Bom, o caso de vocês me parece muito com o dos gatos...

- dez anos juntos, ou quase.Você perdeu essa mulher. Agora estou com outra também, que não amo e que não me chupa. Estamos nos enganando, pois juramos ter relacionamento sério... Ela te chupava? Ela falava palavrão na casa dos meus pais e não me chupava! Não entendo.

- Sim. Mas não vou falar o que nós dois fazíamos no quarto... uma porque nem sempre éramos dois...

- Ah!

- Mas ela falava palavrão? Perto de mim, nunca... só no trânsito, na cozinha e na cama...

- Sabia que ela havia mudado, mas isso?

- Mudamos, todos. Dez anos iguais requerem mudanças drásticas, ao meu ver... A alegria dela nos nossos primeiros meses era de uma gota d’água que vence a represa e, liberta, quer ir de uma margem a outra, sair do delta e dar na nascente, depois voltar de novo gozando a correnteza... E, assim, foi descobrindo... se descobrindo em todos os sentidos, foi tirando coisas que estavam em cima de si, e desvendando outras...

- E eu com uma que nem me chupa... Ela me ligou tempo atrás, mas para saber como as coisas estavam, falei que bem. Falei da outra, mas que minha mãe preferia ela e seus palavrões. Ela riu. Falou que estava sem ninguém, e bem por isso. Estava pensando em tudo com outros olhos, literalmente. Vendo tudo e todos sob outro ponto de vista...

- Mas estava...

- Vendo e fazendo! E eu acreditei... A mulher que eu amei se perdeu numa crise pessoal... e nós nunca fomos ao teatro. Talvez eu não a conhecesse por trás da máscara. Achava que a leitura era só um hobby. Cheguei a achar uns poemas dela, mas eram tão bestas... não botava nenhuma fé em sua vertente artística... Outra cerveja.

- O mesmo, por favor. Ela também nunca me mostrou seus poemas... até falou que queria escrever, mas iria estudar mais... ler. Você falando, percebi que realmente ela tinha os seus mistérios, segredos. Ela falou que parou de roer unhas, por esses tempos. Segundo ela, a unha é a garra para a mulher agarrar seus sonhos...

- Sempre falei algo parecido para ela, mas nada que a convencesse a parar de roer. Ela falava que era como fumar, ou parecido.

- E ela as pinta quase sempre em tom escuro...

- Eu falei! Sempre tive tesão em mulher com esmalte escuro. Quando a conheci estava assim. Depois veio a mania de roer as unhas. Tinha também a mania de ficar tremendo a perna direita enquanto via tevê ou lia.

- Nisso nem reparei...

-Vou tentar voltar com ela. Vou lhe prometer companhia em teatro, cinemas, cafés. Um filho. Uma viagem a Paris...

- Vai choramingar...

- Não. Tenho um amigo em uma editora. Falarei que roubei um poema dela e dei para ele ver, que ele gostou e quer ver mais... que talvez publique. Ela tem que voltar para casa!

- Não vou deixar você fazer isso com ela...

- Mas ela é mulher, esta é a profissão dela, ganha muitas coisas com isso. Será só mais um pagamento.

- Por esse lado... de qualquer forma, não custa tentar. Com esse contato, verá que ela é outra mulher.

- Verei. Com isso me aproximarei dela... a reconquistarei!


Cena 2: Encontro, por acaso, entre o Dois e o Um, meses depois, no embarque da ponte aérea Rio - São Paulo, Rio de Janeiro.

- Olá!!

- Oi.

- Aqui se encontram mais conhecidos do que nas praias e nos funerais!

- Pois é.

- Estão chamando nosso voo.

- Estão.

- Mas e aí, deu certo o plano, ela voltou?

- Por umas semanas, sim. Depois ela passou a dar pro amigão editor.

- Xii, então ela te eliminou como intermediador do serviço temporário?

- Engraçado. Lançará o livro mês que vem, acho.

- Xiiii, estarei em Londres. Mas se a vir, fale que mandei parabéns e um abraço.

-...

You Might Also Like

2 comentários

  1. Bem legal, Wellinton!
    O seu poema é uma prova que poesia pode ser feita compouquíssimas palavras, e ainda assim, dizer tudo o que se quer e precisa dizer.
    Ainda que goste também de poemas longos.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Flickr Images