Benzinho e A Dinâmica dos Fluídos

Música Incidental
Xodo - Gilbero Gil




As fotos com a temática nuvem/céu serão chamadas nos marcadores de "a dinâmica dos fluídos".

Perguntas pertinentes:


Por que nuvens?

Porque elas são o final de um ciclo. Se ordenarmos o ciclo das águas pelo estado em que ela permanece por mais tempo, a forma de gasosa é a ultima.


Por que fotos, qual o objetivo?

Foto pela praticidade e pela arte. Olho para o céu todo dia, sempre que possível, e isso contagia o meu humor: a foto é uma forma de expressão, sim. Ficar filmando nuvens seria muito monótono e, se eu fosse assistir, não assistiria. O objetivo é fazer filosofia, mesmo sem saber e parecer.


E a dinâmica?

Toda ciência tem o estudo da dinâmica em temas que lhe é especifico, isso das naturais às sociais. Para tal estudo, são criados modelos, que nada mais são que simplificações da realidade para se formular e experimentar hipóteses, chegando a teorias. Essas técnicas de modelagem partem, à priori, de bases comuns (todos leem 'O discurso do Método', de Durkheim), especializando para o uso. O vocabulário também é comum: velocidade do PIB (taxa de crescimento) e velocidade de átomos (temperatura), densidade do objeto e a demográfica, equilíbrio etc.


Mas as fotos serão acompanhadas de texto?

Esse é o objetivo. Textos curtos e bem menos densos que essa entrevista, espero. Exemplo: o princípio que permite que as partículas de água fiquem suspensas no ar foi batizado de "tensão superficial" e é observado em todo líquido. Esse mesmo princípio que faz com que a água e o óleo não se misturem, mesmo que chacoalhados. E esse conceito pode -e será - usado em uma reflexão sobre o que mantém as sociedades coesas, os indivíduos padronizados ou outro paralelo qualquer que a criatividade permitir.



Mais perguntas serão respondidas nos comentários, OK?



Filme para ter no H.D: Quem somos nós? (E.U.A - 2004)

Foi aqui que fui apresentado à teoria que deu embasamento ao poema no post anterior



BENZINHO

17.07

A falta do benzinho
deixa miserável
e triste,
'ai, tristeza',
o consumidor que se consome...
que não aprendeu
ser impossível adquirir um bem-querer,
ainda mais à prestação.




Créditos:
Música: letras.com.br
Foto: W. Fernandes
Dissertação: Perguntas Bianca Souza; Respostas W. Fernandes
Cinema: Cinemadown (site fechado)
Poema: W. fernandes

You Might Also Like

2 comentários

  1. Já gostei mais desse poema.

    E acho boa essa ideia de fotografar o céu. Se eu fosse menos materialista, aplaudiria de pé.

    E bom, o pernóstico no outro comentário não foi pra ofender, não. Você não é pernóstico, posto que sabe o que diz. Apenas nem todo mundo é capaz de obter um alto grau de compreensão das coisas. Eu, por exemplo.

    (Sobre ser pernóstico, o personagem Gustavo Flávio fala a respeito no Bufo & Spallanzani, vale a pena ver).

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, hoje pela manhã eu estava vendo a forma das nuvens no céu e decidi fotografar algumas. Depois de baixar as fotos no micro eu percebi que só eu enxergava aquelas formas... paciencia.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Flickr Images